Acordo comercial entre China e União Europeia abrange Portugal

Vinho do Porto integra lista de 100 produtos alimentares europeus e o mesmo número de produtos chineses.

O Conselho Europeu reuniu-se no início desta semana para assinar uma série de acordos entre a China e a União Europeia na Indústria Agro-alimentar. O acordo abrange cinco indústrias em Portugal. 

Nesta quinta-feira, 23 de julho, soube-se que “o Conselho Europeu aprovou um acordo com a China sobre indicações geográficas protegidas para produtos agrícolas, alimentos e vinhos, para defender denominações de origem de ambas as partes”, cita a Plataforma MacauHub do comunicado enviado pelo Conselho Europeu.  

Apresentado como o primeiro acordo comercial bilateral significativo assinado entre a União Europeia e a China, o acordo assegurará que 100 indicações geográficas do sector agroalimentar europeu passem a ser protegidas no mercado chinês, sublinha o Conselho Europeu em comunicado.

Além da União Europeia, serão também protegidos 100 tipos de produtos chineses serão protegidos na União Europeia, incluindo chás como o Pu’er e bebidas alcoólicas como o licor de arroz ‘baijiu’ Moutai.

Quanto a Portugal, o acordo assinado abrange cinco regiões de Portugal, representantes de cinco diferentes vinhos portugueses: Alentejo, Dão, Douro, vinho do Porto e vinho verde. Além dos vinhos, a pêra-rocha do Oeste está também incluída no documento. 

O Conselho Europeu adiantou ainda que quatro anos após a entrada em vigor, o acordo será alargado a mais 175 denominações, “existindo um mecanismo que permitir a inclusão de mais indicações geográficas no futuro”. 

Para que entre em vigor, o próximo passo passa pela assinatura de ambas as partes para posteriormente ser aprovado pelo Parlamento. Só depois disso, entrará oficialmente em vigor.

Partilhar artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Relacionados

Agenda

No event found!
Outros Artigos