O Conselho Europeu reuniu-se no início desta semana para assinar uma série de acordos entre a China e a União Europeia na Indústria Agro-alimentar. O acordo abrange cinco indústrias em Portugal.
Nesta quinta-feira, 23 de julho, soube-se que “o Conselho Europeu aprovou um acordo com a China sobre indicações geográficas protegidas para produtos agrícolas, alimentos e vinhos, para defender denominações de origem de ambas as partes”, cita a Plataforma MacauHub do comunicado enviado pelo Conselho Europeu.
Apresentado como o primeiro acordo comercial bilateral significativo assinado entre a União Europeia e a China, o acordo assegurará que 100 indicações geográficas do sector agroalimentar europeu passem a ser protegidas no mercado chinês, sublinha o Conselho Europeu em comunicado.
Além da União Europeia, serão também protegidos 100 tipos de produtos chineses serão protegidos na União Europeia, incluindo chás como o Pu’er e bebidas alcoólicas como o licor de arroz ‘baijiu’ Moutai.
Quanto a Portugal, o acordo assinado abrange cinco regiões de Portugal, representantes de cinco diferentes vinhos portugueses: Alentejo, Dão, Douro, vinho do Porto e vinho verde. Além dos vinhos, a pêra-rocha do Oeste está também incluída no documento.
O Conselho Europeu adiantou ainda que quatro anos após a entrada em vigor, o acordo será alargado a mais 175 denominações, “existindo um mecanismo que permitir a inclusão de mais indicações geográficas no futuro”.
Para que entre em vigor, o próximo passo passa pela assinatura de ambas as partes para posteriormente ser aprovado pelo Parlamento. Só depois disso, entrará oficialmente em vigor.