O embaixador dos EUA em Portugal, George Glass, disse que os EUA impedirão que o China Three Gorges adquira a EDP.
O diplomata acreditado em Portugal disse ainda ao Jornal Económico que não existem condições para a operação ser aprovada nos Estados Unidos, por se tratar de uma questão de segurança nacional.
Glass explicou: “A EDP controla 80% do fornecimento de electricidade de Portugal. Do ponto de vista dos EUA, do ponto de vista comercial, e na minha opinião, nunca deve ser permitido a uma instituição estrangeira controlar o seu fornecimento. Deve ser estatal ou nacional”.
Glass também disse que, com base em preocupações de segurança nacional, o governo federal dos EUA se opôs abertamente ao controle de um consórcio estatal chinês para uma das instituições mais importantes de Portugal.
O embaixador recordou que a EDP está presente no mercado dos Estados Unidos, onde é o terceiro maior produtor de energia a partir de fontes renováveis, “pelo que em nenhuma circunstância vamos permitir que os chineses passem a controlar o que a EDP tem no meu país.”
Actualmente, o China Three Gorges detém uma participação de 23,35% na EDP e torna-se o maior accionista da EDP. O grupo estatal chinês controla 23,35% do capital social da EDP, sendo o segundo maior accionista a sociedade Oppidum Capital com 7,19%.
Fonte: Macauhub