OPA da China Three Gorges sobre a EDP com “chumbo” antecipado nos EUA

A Oferta Pública de Aquisição lançada pela China Three Gorges sobre a totalidade do capital social da EDP - Energias de Portugal vai "ser chumbada" nos Estados Unidos, disse o embaixador George Glass

O embaixador dos EUA em Portugal, George Glass, disse que os EUA  impedirão que o China Three Gorges adquira a EDP.

O diplomata acreditado em Portugal disse ainda ao Jornal Económico que não existem condições para a operação ser aprovada nos Estados Unidos, por se tratar de uma questão de segurança nacional.

Glass explicou: “A EDP  controla 80% do fornecimento de electricidade de Portugal. Do ponto de vista dos EUA, do ponto de vista comercial, e na minha opinião, nunca deve ser permitido a uma instituição estrangeira controlar o seu fornecimento. Deve ser estatal ou nacional”.

Glass também disse que, com base em preocupações de segurança nacional, o governo federal dos EUA se opôs abertamente ao controle de um consórcio estatal chinês para uma das instituições mais importantes de Portugal.

O embaixador recordou que a EDP está presente no mercado dos Estados Unidos, onde é o terceiro maior produtor de energia a partir de fontes renováveis, “pelo que em nenhuma circunstância vamos permitir que os chineses passem a controlar o que a EDP tem no meu país.”

Actualmente, o China Three Gorges detém uma participação de 23,35% na EDP e torna-se o maior accionista da EDP. O grupo estatal chinês controla 23,35% do capital social da EDP, sendo o segundo maior accionista a sociedade Oppidum Capital com 7,19%.

Fonte: Macauhub

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos