Exportações e importações entre Portugal e China em crescimento 

As exportações portuguesas para a China cresceram 4.2% no primeiro semestre, fixando-se nos 998 milhões de euros. 
Exportações

As trocas comerciais entre Portugal e a China continuam a crescer. Em termos globais, as trocas registaram uma queda nos primeiros seis meses do ano.  As ligações dos dois países continuam a surtir efeitos. Só no primeiro semestre, os valores  das exportações chegaram quase aos cem milhões de euros. 

Segundo os dados publicados pelo Fórum Macau, relativo às estatísticas dos Serviços de Alfândega chineses, as importações chinesas fixaram-se nos 1.926 milhões de euros, sendo que desses, 920 milhões foram importados a partir de Lisboa. 

Já as trocas entre Lisboa e Pequim ascenderam aos 2.924 milhões de euros, correspondendo ao aumento de 15.66%, face a 2018. 

Ainda que tenha havido o aumento de 22.66%, o saldo comercial de Lisboa com a China continua a ser negativo, estando, agora, registado nos 920 milhões de euros. 

No ano passado, as exportações de Portugal para a China fixaram-se nos 1.99 milhões de euros e as trocas comerciais entre Lisboa e Pequim nos 5.3 milhões de euros. 

Embora as exportações e importações chinesas estejam a aumentar entre os dois países, em termos globais, as mesmas estão em queda. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, “as exportações caíram 15.4% em junho e as importações 8.9%, em comparação com o mesmo mês de 2018, levando a um agravamento do défice comercial”. A Agência Lusa acrescenta, ainda, que “a compra de aviões impediu uma quebra mais expressiva das importações”. 

 

 

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos