A 24ª Feira Internacional de Macau (MIF) realiza-se de 17 a 19 de outubro no The Venetian Macao, em Macau, e é organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau. Este, é o maior evento económico e comercial de Macau e é um dos mais famosos do mundo.
Numa entrevista ao Jornal Económico, o Presidente da Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC), Alberto Neto, defende que a Feira Internacional de Macau (MIF) é uma forma de promover os produtos portugueses no mercado chinês.
Nesta edição, participam 205 empresas portugueses de diferentes setores. Esta, é “uma oportunidade para os empresários portugueses promoverem os seus produtos e serviços para a China”.
Esta é a 24ª edição da MIF e a terceira da Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (PLPEX). Para Alberto Neto, a PLPEX é importante porque possibilita “a capacidade de promover os nossos produtos com uma ligação institucional brutal com o Instituto Promoção e Investimentos de Macau (…) O facto de estarmos em Macau permite-nos ter acesso a um tecido empresarial e relações institucionais que de outra forma não teríamos”.
Desde a existência da PLPEX, o empresário destaca que a “associação foi crescendo, criando mais bases e parcerias com outras associações, bem como uma zona de pontes associativistas de forma a ter melhores relações internacionais”.
De acordo com a organização, a MIF é um espaço que oferece oportunidades de negócios bem como benefícios sob o ambiente económico diversificado de Macau. Além disso, também se dedica a apresentar potenciais parceiros aos expositores participantes, cultivando assim oportunidades dinâmicas de novos negócios para desenvolver e estabelecer negócios.
Nas últimas edições, “a MIF tem vindo a ampliar a sua dimensão e a elevar a qualidade e o nível de internacionalização, “enriquecendo progressivamente o seu conceito de organização ao longo dos 24 anos desde a sua criação. Com tantos anos de esforços, as infraestruturas e os serviços de apoio da MIF já estão alinhados com os padrões internacionais”, disse o Secretário para a Economia e Finanças, Leong Vai Tac, numa nota de imprensa disponibilizada pela organização do evento.
Em 2018, a feira ocupou uma área superior a 27 mil metros quadrados e contou com mais de 1500 stands expositores, atraindo mais de 50 países e regiões. Moçambique foi o País Parceiro e a Província de Fujian a Província Parceira. Para este ano, Cabo Verde ocupa o legado, juntamente com a Província de Jiangsu.
Para a 24ª edição, o tema é “Cooperação-Chave para Oportunidades de Negócios” e tem como principal objetivo mostrar ao mundo as vantagens de Macau enquanto Centro Mundial de Turismo e Lazer e enquanto plataforma de negócios e serviços comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
Consulte programa em http://www.mif.com.mo/mif2019/pt/schedule/
Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (PLPEX)
Em 2014, na 19ª edição da MIF, foi instalada, pela primeira vez, uma área dedicada à Exposição de Produtos e Serviços dos Países Lusófonos. Três anos depois, surgiu a PLPEX como um evento independente da MIF, embora se realize no mesmo espaço.
A PLPEX é um projecto criado pelo Governo Chinês que tem vindo a se destacar através da Plataforma de Serviços para a Cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
Com este projecto, o PLPEX pretende consolidar o papel de Macau, promovendo a diversificação da economia local, através de exposições, bolsas de contacto, fóruns e serve também como base para pequenas e médias empresas conseguirem-se fixar no mercado internacional.
Para além disso, o projeto permite “aprofundar o papel de Macau enquanto plataforma de apoio aos investidores do exterior e ao estabelecimento de novas vias de cooperação para os investidores de Macau interessados em explorar oportunidades no mercado internacional”.
Em 2017, a PLPEX contou com um espaço superior a três mil metros, número que duplicou em 2018.
Para além das empresas, o espaço contará com espetáculos culturais, mostras de artesanato e de moda dos países lusófonos, contribuindo, assim, para uma maior divulgação destes países na China.
Este, será o terceiro ano do pavilhão dedicado à promoção dos produtos e serviços dos Países de Língua Portuguesa e, mais uma vez, conta com a coorganização da Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC). Esta, é uma associação que desde 2012 tem como principal missão angariar empresas lusófonas para a feira.
Notícia relacionada https://sicnoticias.pt/economia/2019-10-01-24-Feira-Internacional-de-Macau
Para esta edição, a PLPEX tem data marcada para os mesmos dias da MFI, tal como se tem verificado nas últimas edições, “mantendo-se assim o paralelismo entre as duas iniciativas que se complementam”.
De acordo com a organização, a realização da MIF juntamente com o PLPEX é uma aposta ganha e produz um efeito ainda melhor, “apresentado resultados satisfatórios nos últimos anos, recebendo comentários muito positivos tanto por parte de empresários como por parte de cidadãos”.