Os alunos da disciplina Mar e Globalização, do Mestrado de Governação e Sustentabilidade do Mar, organizam a 19 de novembro, pelas 18:00 horas, a Aula Aberta, A Rota Marítima do Belt and Road Initiative: Virtudes e Vícios.
A aula realiza-se, no Auditório J.J. Langinha do ICTE-IUL.
Para esta atividade, a organização escolheu Enrique Galán, Membro do Conselho de Administração do Banco Asiático de Desenvolvimento, com sede em Manila, nas Filipinas, para ser o orador. Galán é também investigador e autor de vários livros sobre o comércio internacional, investimento no estrangeiro e países de língua oficial portuguesa. Além disso, é autor de vários artigos científicos, nomeadamente sobre a Belt and Road Initiative (BRI).
“Um dos principais pilares de todos os programas de infraestruturas reside sempre no seu financiamento. É o caso da BRI. Para esta atividade, o meu foco será as rotas marítimas da BRI”, revelou Enrique Galán ao Ni Hao Portugal. Nos dias de hoje, “é essencial compreender todas as fontes e ferramentas disponíveis para o financiamento das iniciativas, para conseguirmos compreender completamente a dimensão dos programas, neste caso da BRI, e os seus impactos na promoção do desenvolvimento económico e do comércio na Ásia”, acrescentou.
Quanto às palavras chave para esta atividade, o orador nomeou quatro: China; Belt and Road Initiative; Comércio Marítimo; e Financiamento Multilateral.