Oito empresas portuguesas participam esta semana na feira de importação chinesa

Evento começa amanhã. Este ano, e devido à Covid-19, realiza-se por videoconferência.

Oito empresas portuguesas vão participar na terceira edição da feira internacional China International Import Expo 2020 (CIIE), em Xangai, este ano por videoconferência. A Feira decorre entre 5 a 10 de novembro.

As oito empresas escolhidas foram a Somelos, Lameirinho, Grupo AGPMeat, Maporal, João Portugal Ramos, Mariano Shoes, Cordex e ainda a agência de viagens Abreu, a mais antiga do mundo no sector (um ano mais velha que a Thomas Cook), de acordo com Luís Cea Próspero.

Estas empresas, acrescentou, vão participar através da plataforma de marketplace criada pelo banco chinês ICBC – Industrial Comercial Bank of China, denominada BMM (Business MatchMaking), portanto, de forma virtual devido aos constrangimentos provocados pela pandemia de Covid-19.

Para o presidente executivo da Prosperus Alliance, Luís Cea Prospero, “esta é a feira mais importante em termos diplomáticos e comerciais”. A Prosperus Alliance é uma empresa de consultoria de banca e investimento que foi designada para fazer a selecção das empresas portuguesas neste evento.

“Vai ser a terceira vez que a China demonstra ao ecossistema internacional que também necessita de importar, a balança comercial da China não é só exportações, pois começa a ter necessidade de importar certos produtos, não nos esqueçamos que todos os meses cinco milhões de cidadãos ascendem a classe média“, o que tem levado a uma mudança de hábitos de consumo, referiu.

“Temos em Xangai a nossa equipa, que irá reunir-se com potenciais compradores, representando as empresas”, explicou o presidente executivo da Prosperus Alliance, presente na China desde 2006.

Quanto às expectativas, o responsável afirmou: “Esperamos que as empresas que seleccionámos consigam até ao final do ano exportações no mínimo de 200 milhões de euros”.

A BMM vai operar o matchmaking no universo de 8,1 milhões de clientes corporativos do ICBC”, de acordo com a organização da representação de Portugal na feira.

“A plataforma assegura a exposição de produto, as negociações por videoconferência e a celebração de acordos ou contratos, ultrapassando as restrições de deslocação impostas pela pandemia”, segundo a organização.

O grupo Internacional Prosperus Alliance foi designado pelo ICBC para coordenar a seleção das empresas portuguesas.

Além disso, duas empresas espanholas do setor alimentar – Bodegas Baron e Alexevia – vão também participar a partir de Lisboa na CIIE, que na edição anterior gerou um volume de negócios de cerca de 60 mil milhões de euros, no período de um ano.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos