Oferta de viagens Macau-Lisboa gera confusão

Perante  a noticia de voos charters entre Portugal e Macau, Autoridade de Aviação Civil de Macau (AACM) garante não ter recebido, até ao momento, qualquer pedido de autorização.

Tudo indica que na próxima segunda-feira, 11 de janeiro, pelas 19 horas (hora em Portugal) será realizado um voo charter entre Lisboa e Macau. Segundo uma publicação no Facebook da internauta Luísa Empis de Bragança, residente de Macau, este será um “voo fretado para a viagem direta entre Lisboa e Macau […] O preço será aproximadamente de USD 7.100 (cerca de 57 mil patacas) por pessoa se o voo estiver lotado (32 pax). O preço será maior com menos pax (máx. aproximadamente 2x). Contacte-me se estiver interessado”. 

Na mesma publicação, a internauta afirma que esta viagem passou de um plano A para B. “Passou para o plano B pois tivemos alguns interessados neste voo, mas entretanto o Governo de Macau recomendou o voo da KLM e as pessoas reservaram o regresso nessa opção, inclusive eu”.

Contudo, Luísa não gosta de ficar sem opções e vai manter a ideia do voo charter, só que passando o mesmo para depois de dia 20. “Não vou já desistir deste voo. Tenho medo que o Japão nos próximos dias, por alguma razão, proíba os trânsitos como fez Taiwan, por isso, o anúncio vai manter-se, alterando apenas a data.”

Esta ligação directa entre Lisboa e Macau tem um valor total aproximado de 1,8 milhões de patacas e as reacções nas redes sociais, em concreto no Facebook, revelaram-se dúbias. “Se por um lado alguns pretendiam saber mais informações sobre o voo, outros houve que se mostraram impressionados com o preço do voo […] Loucura de preço. Está em saldos?”, criticou uma seguidora na publicação de Luísa Empis de Bragança.  “Esse preço é de ida e volta?”, escreveu uma outra pessoa. 

A opção de aproveitar o avião para regresso à Europa está igualmente em cima da mesa, conforme garantiu Luísa Empis de Bragança. Assim, quem quiser deixar Macau, pode aproveitar a boleia custeada de um voo de ida que, naturalmente, iria vazio.

Pedidos à AACM com três dias de antecedência no máximo

Em Macau, desconhece-se, para já, qualquer intenção de voos charters vindos de Portugal. O site noticioso Ponto Final, contactou a Autoridade de Aviação Civil de Macau (AACM) e a mesma garante não ter recebido, até ao momento, qualquer pedido de voo. “Normalmente, qualquer voo que não esteja na habitual planilha, terá de ser informado com, pelo menos, três dias úteis de antecedência”, explicou a AACM. 

Existe ainda outra opção que também anda a circular pelas redes sociais. Um alegado voo que liga Lisboa a Macau, mas este com escala em Manchester, em Inglaterra. Contudo, refere uma internauta que “embora a opção possa ser mais barata, parece menos organizada e não há garantia que aconteça”. A acontecer, a opção com escala no Reino Unido será realizada num Airbus A340 de 228 lugares. 

Se a agência responsável pela organização conseguir reunir 70 passageiros, o mínimo aceitável, o bilhete terá um custo de cerca de 39 mil patacas. O preço sofrerá, naturalmente, redução se o número de passageiros aumentar. Se a lotação esgotar, cada passageiro deverá pagar cerca de 14.500 patacas.

Governo de Macau aconselha outra opção

Apesar das opções que, aqui e ali, vão aparecendo, embora ainda sem parecer oficial, o Executivo liderado por Ho Iat Seng está a recomendar a todos os residentes de Macau retidos na Europa que optem por voltar ao território num voo da KLM que sairá de Amsterdão no próximo dia 20 de janeiro com destino a Tóquio, no Japão. 

O Gabinete de Gestão de Crises do Turismo está a envidar esforços no sentido de contactar o maior número de residentes retidos na Europa, recomendando a ligação que tem hora prevista de chegada à capital japonesa às 9h45 da manhã, do dia seguinte à partida, dia 21 de janeiro. Depois, nesse mesmo dia, um voo da Air Macau sairá de Tóquio pelas 15h30 e chegará a Macau pouco antes das 21h.

 

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos