Cultura e beleza de Zhejiang no Pavilhão de Portugal

Uma exposição para ver até 12 de setembro. A entrada é gratuita.

Foi, esta tarde, inaugurada a exposição Florescência – Bela China Pitoresca Zhejiang, organizada pelo Departamento de Cultura e Turismo da Província de Zhejiang. A exposição, patente no Pavilhão de Portugal, até ao dia 12 de setembro, mostra algumas das obras representativas da cultura de Liangzhu e do Património Cultural Imaterial de Zhejiang. Pelo meio, todo o espaço é pleno arte e de cor, contando costumes populares e a sabedoria da criação de um povo que vive quase em exclusivo do artesanato.

De acordo com a organização, o principal objectivo desta mostra é “permitir ao visitante sentir verdadeiramente a cultura e a beleza de Zhejiang, de modo a melhorar a sua compreensão e amizade com Zhejiang, China” promovendo a procura turística por este destino.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes, entre os diversos convidados, Xu Peng, o vice-director do departamento de Cultura do Turismo de Zhejiang, e Maria João Pereira, Directora do Departamento Internacional de Portugal. 

Para Maria João Pereira, “iniciativas como esta são bem vindas e ajudam a promover esta e outras zonas da China como destino de turismo dos portugueses”.

Província de Zhejiang 

A província de Zhejiang, situada na costa sudeste da China, é um dos locais de origem da civilização chinesa. Ao longo dos mais de cinco mil anos de história, os povos de Zhejiang moldaram os dons naturais na arte e integraram a bela vida na criação artística.

As cores de esmaltes, os esplendores da seda e as habilidades manuais dos artesãos caracterizam a beleza de Zhejiang, por entre as montanhas e rios maravilhosos. 

Sendo uma das províncias que mais vive para o artesanato, Zhejiang destaca-se pelo seu cuidado em “transmitir as habilidades dos artesãos e artistas de gerações mais velhas para as gerações mais jovens”. 

      

 

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos