Dez estudantes portugueses seleccionados para formação na sede da Huawei

Estudantes são das áreas de Engenharia Electrotécnica e de Comunicações e Informática.

A Huawei anunciou os dez estudantes portugueses escolhidos para ter uma formação da Huawei na China. A formação vai realizar -se de  23 de novembro a 12 de dezembro, na sede da empresa, em Shenzhen, na China, e será ministrada  pelos engenheiros da empresa. Durante essa semana, os estudantes do ensino superior vão poder conhecer “as mais avançadas e inovadoras instalações de investigação e desenvolvimento do mundo”, cita a Agência Lusa.

Para esta edição, os estudantes escolhidos são das áreas de Engenharia Electrotécnica e de Comunicações e Informática e provêm das diferentes instituições do país: Do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, foram escolhidos alunos do Mestrado de Engenharia de Telecomunicações e Informática e de Engenharia Electrónica e de Computadores. Já da Universidade de Trás-os-Montes, a Huawei seleccionou alunos da Licenciatura em Engenharia Informática e do Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e de Computadores.

Quanto à Universidade de Évora, os alunos são provenientes do Mestrado de Engenharia Informática e da Universidade de Aveiro os estudantes são da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia Informática.

O Instituto Politécnico de Leiria também foi uma das instituições escolhidas pela empresa chinesa, escolhendo estudantes do Mestrado em Engenharia Electrónica.

Esta iniciativa pertence ao projecto “Seeds for The Future” da Huawei, iniciado em 2008, e tem como objectivo “desenvolver novas competências, aprimorar a transferência de conhecimento, promover uma maior compreensão e interesse no sector das telecomunicações e melhorar e incentivar a construção e a participação na comunidade digital” afirma a empresa no próprio site. Até ao momento, o programa já acolheu mais de 30 mil estudantes provenientes de 350 instituições dos quatro cantos do mundo. 

Em Portugal, o “Seeds for The Future” realizou-se pela primeira vez em julho de 2015, após a assinatura de um memorando de entendimento entre a Agência de Investimentos e Comércio Exterior de Portugal (AICEP) e a Huawei, que acordava a participação de Portugal por cinco anos no programa.

Na entrevista à Agência Lusa, Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications da Huawei em Portugal, afirmou que “ao longo destes 15 anos de actividade em Portugal, a Huawei tem vindo a reforçar o investimento e o compromisso com o país. É nesse contexto que implementamos o Seeds for the Future. Através desta iniciativa, contribuímos activamente para a capacitação do talento em Portugal e para o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e de Comunicação no país, uma área cada vez mais relevante para a economia nacional”.

Notícia relacionada.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos