China quer criar sino-lusófono de cooperação e prevenção de epidemias 

Projecto visa o reforço da cooperação na área da saúde e prevenção de epidemias entre a China e os países de língua portuguesa.

A China quer criar um fórum sino-lusófono de cooperação e prevenção de epidemias com o objectivo de reforçar a cooperação  “ na área da saúde e prevenção de epidemias entre a China e os países de língua portuguesa”, anunciou ontem o porta-voz do Ministério do Comércio chinês durante a conferência de imprensa regular do ministério. 

O mesmo salientou o papel  da Região Administrativa Especial de Macau na articulação com os países de língua portuguesa durante a pandemia, em especial através do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Por outro lado, “Pequim vai procurar promover as exportações na área da alimentação dos países lusófonos para a China”, acrescentou.

Durante a pandemia provocada pela Covid-19, a República Popular da China tem ajudado os pais lusófonos com o envio de medicação e equipamento para, com os quais também promoveu a formação e partilha de experiências sobre tratamento e prevenção relacionada com o novo coronavírus, com equipas no terreno e conferências ‘online’.

A China estabeleceu a região administrativa Especial de Macau como plataforma para a cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que criou o Fórum de Macau.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e sete mil mortos e mais de 38,2 milhões de casos de infecção em todo o mundo. A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

 

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos