Rede China-Europa de Telemedicina Saúde inaugurada em Portugal

Iniciativa apresenta-se como uma nova visão da saúde que aborda o bem-estar dos povos chineses, portugueses e do mundo.
Lançamento da Rede China-Europa de Telemedicina Saúde

Decorreu ontem, 22 de junho, a conferência de inauguração da Rede de Saúde China-Europa de Telemedicina. Um evento que contou com várias personalidades ligadas à cooperação entre Portugal e China, numa iniciativa conjunta da Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal-China (CCPC-PME). Centro de Desenvolvimento da Medicina Chinesa de Portugal, Medical Doctor Association de Pequim em cooperação com a delegação do Instituto Confúcio na Universidade de Coimbra.

Para João Nuno Calvão, vice-diretor da Universidade de Coimbra, o tema da saúde e bem-estar corresponde a um eixo de desenvolvimento de grande interesse que está na agenda política para as próximas gerações.

Esta nova rede de saúde será uma “nova visão da saúde mais preventiva em que aborda a temática do bem-estar e com isso desenvolve novos conceitos e novas formas de viver, vêm sendo acelerada com o efeito da pandemia derivada da Covid-19, com todos os seus efeitos colaterais, obrigando as instituições a não perderem o foco e a sua capacidade de resiliência e sentido de oportunidade”.

Para o vice-diretor, a indústria médica e de saúde ao longo dos anos tornou-se num motor para um desenvolvimento económico.

“A necessidade de cooperação inovadora estimula a vontade das empresas criarem novos serviços, fortalecendo assim a cooperação internacional e no desenvolvimento de inovações tecnológicas e novos projetos nesta área”.

Desde o ano passado que a Câmara Municipal de Penacova tem estado atenta às necessidades do mercado e encomendou uma série de estudos para perceber o futuro do seu território e dos seus habitantes.

Desse estudo, foi apresentado por um conjunto de promotores dos distintos ramos da saúde esta rede de saúde de telemedicina e desde o dia 21 de maio que o município se associou à causa.

João Nuno Calvão no seu discurso não deixou de parabenizar toda esta iniciativa e no final do seu discurso disse que “existe aqui de facto uma grande oportunidade para Portugal”.

A Medicina Tradicional Chinesa é o tesouro da cultura e dos povos chineses

Depois de um breve intervalo após o discurso de João Nuno Calvão, foi a vez de Zhou Miau, ex-diretor do Instituto Confúcio da China, deixar o seu contributo sobre a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

“Esta rede só é possível devido ao importante apoio da Associação Médica de Pequim e do Centro de Desenvolvimento Português da Indústria de Medicina Tradicional Chinesa, juntamente com várias entidades […] Para quem não sabe, a Associação de Médicos de Pequim é constituída por mais de 130 mil membros, 67 mil ramos especializados, 73 comités profissionais e mais 6300 diretores e diretores executivos permanentes”.

Para Zhou Miau, a Medicina Tradicional Chinesa é o tesouro da cultura chinesa e uma importante garantia para a saúde do povo chinês, português e do mundo.

“A MTC tem uma função muito importante e a sua influência no mundo está a crescer a cada dia que passa […] A cerimónia de assinatura de hoje marca mais um passo em frente para a MTC em benefício da humanidade”, disse.

O ramo de especialidade de MTC da Associação de Médicos de Pequim é um dos ramos mais importantes da mesma. “A indústria da MTC está bem desenvolvida e existem atualmente na China mais de 1000 instituições de MTC, mais de 30 mil médicos de MTC e mais de 500 hospitais especializados na MTC”, terminou.

Y Ping Chow, presidente da Câmara de Comércio Portugal-China Pequenas e Médias Empresas e presidente da Liga dos Chineses em Portugal, terminou a cerimónia. 

“O Centro de desenvolvimento da Medicina Tradicional Chinesa está empenhado na causa da amizade entre Portugal e a China, tendo feito já grandes esforços com enormes sucessos […] A rede China Europa pela rede da saúde da MTC foi oficialmente lançada hoje, o que significa que os patriotas estrangeiros também podem desfrutar deste serviço de alta qualidade”, disse.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos