China vai ensinar nas escolas o “sucesso” obtido no combate à Covid-19

A resposta à pandemia é incluída no plano curricular de várias disciplinas. Medida visa ajudar os estudantes a compreender que o partido põe a vida do povo em "primeiro lugar".

O jornal The Guardian, citando o ministro da educação chinês, afirma que o governo chinês afirma que vai incluir a resposta à pandemia no plano curricular de várias disciplinas, destacando o “sucesso” que a China teve em lidar com a Covid-19. A medida visa “ajudar os estudantes a compreender o facto básico de que o partido e o Estado colocam sempre a vida e a segurança do seu povo em primeiro lugar”.

O programa será adicionado ao ensino básico e o conteúdo será transversal a várias disciplinas, como Biologia, Educação Física, História e Literatura.

“Os estudantes vão aprender sobre as figuras chave e as acções que surgiram durante a prevenção pandémica […] e vai enriquecer o seu conhecimento sobre o sistema socialista com as características chinesas”.

A pandemia por Covid-19 começou a espalhar-se em Wuhan, no centro da China. Inicialmente, o governo chinês foi acusado por vários cientistas de tentar silenciar os médicos que denunciaram a situação, mas a China negou sempre as acusações.

Depois do aumento do número de infecções nos primeiros meses, as autoridades de saúde chinesas conseguiram diminuir o número de casos através de lockdown e de testagem em massa. Actualmente, a China não supera os 50 casos diários — e praticamente são todos importados.

Recentemente, o principal especialista em doenças infecciosas na China considerou improvável uma segunda vaga de infecções pelo novo coronavírus no país, numa altura em que os casos disparam em vários países europeus.

A China já incluiu este ano outra modificação aos programas curriculares, ao promover e divulgar o “espírito lutador” do povo chinês.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos