Liga dos Chineses oferece máscaras ao comércio e restauração de Barcelos

Na próxima semana, o equipamento será distribuído por cafés e restaurantes do município. 

A Liga dos Chineses em Portugal ofereceu quatro mil máscaras cirúrgicas à Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) para serem distribuídas pelo comércio e restauração locais. 

A associação, liderada por Y Ping Chow, entregou o equipamento no passado dia 24 de abril em Alenquer, onde a ACIB e as restantes instituições beneficiadas, entre municípios e forças de segurança, se deslocaram para receber as máscaras. 

“A oferta surge na sequência de um pedido que a ACIB fez à Liga dos Chineses em Portugal”, disse João Albuquerque, presidente da instituição, em entrevista ao jornal O Minho. 

A distribuição do equipamento será feita ao longo da próxima semana, realçando a importância desta iniciativa no âmbito da esperada abertura gradual da economia. “Agora vamos usá-las numa campanha que vai começar na próxima semana. Iremos distribuí-las aos comerciantes, cafés e restaurantes que estarão abertos […] Simultaneamente com a ida às lojas para levar as máscaras, como sinalização da importância para as pessoas estarem protegidas, vamos também levar documentação com regras e cartazes para afixar”. 

Na próxima semana, a estratégia é diferente. “Os nossos técnicos comerciais e técnicos HACCP, que fazem o controlo alimentar, irão visitar todas as lojas, cafés e restaurantes para ajudar na implementação [das normas de segurança] e contribuir para que esteja tudo pronto para receber os consumidores”. 

Mal-entendido sobre a entrega de equipamento em Barcelos 

Na passada quinta-feira, 23 de abril, Y Ping Chow, em representação da Liga dos Chineses em Portugal entregou mais de 100 mil máscaras de protecção vindas da China, numa pequena cerimónia que decorreu na Câmara Municipal de Alenquer, onde estiveram presentes, além dos representantes das diversas entidades objecto das ofertas das máscaras de protecção individual, Y Ping Chow e o Alto-Comissário para a Migração, Pedro Calado. 

As 100 mil máscaras de protecção foram entregues às Câmaras de Alenquer, Barcelos, Maia, Mirandela, Vila do Conde, Condeixa, Santa Maria da Feira, Matosinhos e Ovar. Para além das autarquias, foram também distribuídas máscaras na Associação Comercial e Industrial de Barcelos, Alto Comissariado para a Migração, GNR do Porto e ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). 

Notícia relacionada.

Esta terça-feira, 28 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, numa videoconferência de imprensa afirmou que “o município não receberá quaisquer máscaras, nem estivemos presentes na cerimónia de entrega do equipamento […] Houve um lapso de comunicação que provocou a confusão sobre qual seria a entidade beneficiada, mas neste momento as máscaras estão em Barcelos e na próxima semana serão distribuídas através da ACIB, que recebeu quatro mil máscaras”. 

Segundo a notícia avançada pelo jornal O Minho, Alenquer recebeu 20 mil máscaras cirúrgicas, por ser o município que acolheu a cerimónia de entrega, Maia, Mirandela, Vila do Conde, Condeixa, Matosinhos, Ovar e Santa Maria da Feira receberam oito mil unidades cada. O Alto Comissariado de Migração e a PSP e a GNR do Porto foram contemplados com seis mil cada, enquanto que a ACIB e o SEF receberam cada instituição quatro mil máscaras.

 

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos