História de Macau vai ser leccionada na Universidade de Lisboa

No ano de estreia da cadeira, a instituição pretende convidar várias entidades que ajudaram a construir a história de Macau. O professor Rodheric Ptak é o primeiro convidado. 
História de Macau

Já a partir deste ano lectivo, a Universidade de Lisboa vai começar a leccionar a cadeira de História de Macau na licenciatura de Estudos Asiáticos. Para este primeiro ano, a ideia será convidar vários investigadores chineses de Macau e de Hong Kong, abordando a história de Macau desde o século XVI até ao presente. 

Em declarações ao Ni Hao Portugal, Luís Filipe Berros, director do curso, frisou que o objectivo é “fazer crescer o apetite e a dimensão de investigação sobre Macau”. Isto porque actualmente “Macau é uma fronteira mundial marítima euroasiática moderna e que interessa ser conhecida, estudada e comparada cada vez mais”. 

Para o professor, “a ideia será não apenas haver uma cadeira de História de Macau, mas começar a haver na Universidade de Lisboa uma tradição de agregar, congregar de gente que trabalha sobre Macau e que faça investigação sobre Macau e que permita depois fazer formação”, disse. 

No ano de estreia, a cadeira de História de Macau não irá ser leccionada por um professor. O objectivo é que, ao longo do semestre, a cadeira tenha vários convidados “que ajudaram, directa ou indirectamente, a construir a história de Macau”. 

O primeiro dia para a cadeira está agendado para 26 de setembro e terá como convidado o professor Rodheric Ptak, Professor Catedrático de Sinologia da Universidade de Munique. 

O director do curso adiantou, ainda, que a cadeira irá ter cerca de 20 alunos, mas “as previsões são para um crescimento nos próximos anos lectivos”. 

 

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos