História de Macau vai ser leccionada na Universidade de Lisboa

No ano de estreia da cadeira, a instituição pretende convidar várias entidades que ajudaram a construir a história de Macau. O professor Rodheric Ptak é o primeiro convidado. 
História de Macau

Já a partir deste ano lectivo, a Universidade de Lisboa vai começar a leccionar a cadeira de História de Macau na licenciatura de Estudos Asiáticos. Para este primeiro ano, a ideia será convidar vários investigadores chineses de Macau e de Hong Kong, abordando a história de Macau desde o século XVI até ao presente. 

Em declarações ao Ni Hao Portugal, Luís Filipe Berros, director do curso, frisou que o objectivo é “fazer crescer o apetite e a dimensão de investigação sobre Macau”. Isto porque actualmente “Macau é uma fronteira mundial marítima euroasiática moderna e que interessa ser conhecida, estudada e comparada cada vez mais”. 

Para o professor, “a ideia será não apenas haver uma cadeira de História de Macau, mas começar a haver na Universidade de Lisboa uma tradição de agregar, congregar de gente que trabalha sobre Macau e que faça investigação sobre Macau e que permita depois fazer formação”, disse. 

No ano de estreia, a cadeira de História de Macau não irá ser leccionada por um professor. O objectivo é que, ao longo do semestre, a cadeira tenha vários convidados “que ajudaram, directa ou indirectamente, a construir a história de Macau”. 

O primeiro dia para a cadeira está agendado para 26 de setembro e terá como convidado o professor Rodheric Ptak, Professor Catedrático de Sinologia da Universidade de Munique. 

O director do curso adiantou, ainda, que a cadeira irá ter cerca de 20 alunos, mas “as previsões são para um crescimento nos próximos anos lectivos”. 

 

Partilhar artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Relacionados

Agenda

Nenhum evento encontrado!
Outros Artigos