Crescimento de 64% nas transações via Alipay em Portugal 

Entre 1 a 7 de Outubro, fomos o país que mais utilizou este sistema de pagamento digital chinês.

O Alipay, sistema de pagamento digital da empresa de comércio eletrónico Alilaba, registou, na primeira semana de outubro, um crescimento em quase todos os mercados que atua. Portugal foi um dos territórios que mais beneficiou. 

Fora da China, as transacções feitas pelos turistas chineses na primeira semana cresceram 10% face a 2018, revela o relatório da empresa. Em Portugal, o crescimento foi mais radical com os volumes transacionados a alcançarem um crescimento de 64%, face ao mesmo período do ano passado. Portugal conquistou assim a taça de ouro com as Filipinas a levarem a prata, com um crescimento mais discreto de 26%. 

Em novembro do ano passado, o Banco Comercial Português, que tem como maior acionista a chinesa Fuson, assinou um memorado com a Alipay. O objetivo era criar uma plataforma que permitisse facilitar o pagamento feito pelos turistas chineses que visitam o país. Nesse mesmo ano, a loja Arcádia, localizada na cidade do Porto, foi a primeira a adoptar o método de pagamento digital e, desde então, muitos espaços comerciais têm aderido a este sistema. 

Na China, o Alipay é o sistema de pagamentos eleitos pela comunidade, sendo já o líder do sector no país. Actualmente, regista mais de 100 milhões de transacções diárias e possui mais de 520 milhões de utilizadores ativos. O principal produto utilizado é o Alipay Wallet – uma aplicação móvel que permite aos clientes realizar transacções directamente dos seus smartphones. Em Portugal, um sistema semelhante a este e que tem sido aplicado em vários espaços de comércio é o sistema de pagamento MBWAY.  

O Alipay foi fundado em fevereiro de 2004 pelo empresário Jack Ma, o maior investidor individual com 9% do capital. A sede do grupo é em Hangzhou, na China, e os negócios são baseados em e-commerce e inclui sites de negócios, de pagamentos online e motores de busca para compras e serviços de computação. 

Hoje, o Alipay está disponível em mais de 70 mercados e é responsável por 60% do volume de compras na China. Em 2017, a gigante chinesa foi eleita a terceira marca chinesa com maior presença mundial, atrás da Huawei e da Lenovo. 

 

 

 

 

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos