O Ministério dos Recursos Hídricos Chinês, em conjunto com o Ministério do Ambiente e da Transição Energética de Portugal, organizam, nos próximos dias 6 a 9 de novembro, a 7ª Conferência do Diálogo de Alto Nível da Plataforma China-Europa para a Água, em Guimarães.
O objectivo é fomentar a cooperação entre ambas as regiões no domínio da água, nomeadamente nas perspectivas políticas, científicas e empresariais. Esta iniciativa poderá ser assim “uma excelente oportunidade para as empresas portuguesas posicionarem -se junto das entidades oficiais e empresas do mercado chinês, um mercado complexo e acesso restrito”, afirma a organização em comunicado.
Na Cerimónia de Abertura, estará presente o Ministro dos Recursos Hídricos Chinês, acompanhado por uma delegação em que se incluem diversos representantes empresariais chineses.
Além destes, o Ministro do Ambiente e da Transição Enérgica, João Pedro Matos Fernandes, o Ministro dos Recursos Hídricos da Comunidade da República Popular da China, E Jingping, o Ministro da Energia e da Gestão de Águas da República Popular da China, Joseph Mizzi, o Representante da Comissão Europeia, Joana Drake, e o Embaixador da República Popular da China em Portugal, Cai Run, estarão também presentes.
A Universidade do Minho, o Hotel Guimarães e a Pousada Guimarães são os espaços que irão acolher as diversas actividades da conferência.
Actividades em destaque
Embora todas as actividades sejam “de grande importância e interesse para os participantes”, há as que se destacam ao longo dos três dias da Conferência do Diálogo de Alto Nível da Plataforma China-Europa para a Água, como o Workshop sobre a economia circular, (6 de novembro) e o Programa Empresarial ( 7 de novembro).
Aliás, o Programa Empresarial pode ser considerado como a cereja em cima do bolo de toda a programação, já que prevê diversas apresentações de peritos europeus e chineses, com vários casos de estudos sobre os temas “políticas de mercado e oportunidades no domínio da água, adaptação às alterações climáticas e conservação da água e instrumentos inovadores na gestão da água”.
Além disso, o programa inclui também uma sessão de preparação de empresas presentes na realidade do mercado chinês e uma sessão para a aproximação das empresas europeias às empresas chinesas que integram a delegação oficial.
Integra ainda o Programa Empresarial um espaço de exposição para todas as empresas europeias e chinesas que desejarem disponibilizar os seus materiais de comunicação, “apresentando os seus negócios e investimentos e promovendo as suas capacidades neste sector”.
O programa, bem como todas as informações necessárias desta actividade estão disponíveis em https://cewppt2019.pt/.