Song Pek Kei quer seguros para comércio entre China e Países de Língua Portuguesa

Song Pek Kei defende que Portal do IPIM precisa de mais informações para as diferentes indústrias.
Macau Song Pek Kei quer seguros para comércio entre China e Países de Língua Portuguesa

A deputada chinesa Song Pek Kei defende que para promover trocas comerciais entre a República Popular da China e os Países de Língua Portuguesa, deverá ser criada uma instituição para fornecer seguros de crédito às exportações.

Ainda assim, Pek Kei assume que a sua criação só será possível se o Portal do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) para investidores nos Países de Língua Portuguesa disponibilizar mais informação, nomeadamente leis, regulamentos e normas para as diferentes indústrias dos países destino do investimento.

“O Governo da RAEM continua empenhado na construção de uma plataforma de serviços financeiros e cooperação empresarial com os Países de Língua Portuguesa, para assumir o papel de ponte e promoção das trocas económicas e comerciais entre a China e o os Países de Língua Portuguesa”, disse.

“Mas, para construir verdadeiramente uma plataforma comercial, é necessário aprofundar o sistema de seguro de crédito à exportação. Será que o Governo considerou criar uma instituição de crédito global e unificada, seguindo os exemplos do Interior e Hong Kong, para que haja mais proteção às empresas, e às PMEs que fazem o comércio entre a China e os países de Língua Portuguesa?”.

Atualmente, existe um sistema de seguro de crédito às exportações, promovido pelo Executivo, em cooperação com as instituições bancárias, mas para a deputada é insuficiente e pouco abrangente.

Comércio com potencial para crescimento

Song Pek Kei acredita que passados os efeitos da pandemia, vai ser possível promover ainda mais o comércio, e pede ao executivo que se prepare atempadamente, para que Macau assuma o papel de plataforma.

Como parte da preparação, Song Pek Kei indica que é necessário melhorar a informação disponível no Portal para a Cooperação na Área Económica, Comercial e de Recursos Humanos entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que desde 2015 pertence ao Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos