Exibição do filme A Despedida, de Lulu Wang
Realiza-se no dia 8 de Janeiro, pelas 17 horas, a exibição do filme “A despedida” de Lu Wang, no Auditório do Museu da Fundação Oriente.
Esta longa-metragem de 2019 foi nomeada para dois globos de ouro nas categorias de Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Atriz numa Comédia ou Musical (Awkwafina), tendo sido anunciada, no dia 6 de janeiro de 2020, a vitória do globo de Melhor Atriz por Awkwafina, a atriz e rapper americana de origem chinesa-coreana conhecida por “Ocean’s 8” e “Asiáticos Doidos e Ricos”.
A longa-metragem é uma celebração sincera, não só da forma como interpretamos a família, mas também da forma como a vivemos, construindo magistralmente uma representação delicadamente bem-humorada de uma boa mentira em acção. Baseia-se na história de uma mulher que nasceu na China, foi criada na América e ao fim de anos regressa à cidade natal.
“Nesta divertida e inspiradora história, baseada numa mentira verdadeira, Billi (Awkwafina), nascida na China e criada nos EUA, regressa relutantemente a Changchun para descobrir que, embora toda a família saiba que a sua adorada avó Nai Nai tem poucas semanas de vida, decidiram em conjunto não contar nada à própria Nai Nai. Para garantir a felicidade dela, reúnem-se sob a alegre fachada de um casamento acelerado, unindo membros da família espalhados pelo estrangeiro”.
O filme tem a duração de 1h40min. Após a exibição, segue-se um painel de discussão em mesa redonda.
A entrada é gratuita, mediante levantamento do bilhete no próprio dia.
Depois da estreia do Museu da Fundação Oriente no dia 8 de janeiro, a comédia dramática chinesa “A Despedida”, estreia-se nos cinemas portugueses no dia seguinte, a cargo da NOS Audiovisuais