No passado domingo, 25 de Agosto, Ho Iat Seng foi eleito chefe executivo do território macaense, alcançando 98% dos votos da Assembleia Legislativa (AL).
Y Ping Chow, Presidente da Liga dos Chineses em Portugal, está contente com a vitória de Ho Iat Seng e revela que “este saberá lidar com a situação em Hong Kong, tendo em conta a sua experiência”. Também Lam Peng San, ligado ao grupo Estoril-Sol, mostra-se satisfeito com a nomeação, “é a pessoa certa para estar no cargo e que terá pulso firme para manter a estabilidade de Macau”.
Num comunicado feito à Lusa, Yang Guang, o porta-voz do Gabinete, “enalteceu o amor à pátria e a Macau do futuro chefe do Executivo e a sua confiança no Governo de Pequim”. Já o Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado chinês assume que há uma “sintonia entre o Governo Central e o novo chefe”.
Sendo o único candidato ao cargo, o agora Chefe Executivo mostrou ser reconhecido por todos os setores da sociedade e “acredita ter boas capacidades de governação e apoio das gentes de Macau”.
Ho Iat Seng, com 62 anos, nasceu em Macau e tem raízes em Zhejian, província chinesa de onde é a maioria dos emigrantes chineses que residem em Portugal.
Estreou-se como deputado da AL em 2009, ano em que foi eleito vice-presidente da mesma. Quatro anos depois e até abril deste ano, Ho Iat Seng exerceu as funções de presidente.
O ex-presidente da AL de Macau e agora novo chefe executivo alcançou a vitória com 98% dos votos. Foi eleito com 392 votos a favor, sete em branco e um nulo, da comissão eleitoral composta por 400 membros.
Eleito no domingo como chefe do Executivo do território macaense, a tomada de posse está agendada para dia 20 de dezembro. Seng substituirá, assim, Fernando Chi Sai On, que exerce as funções há uma década.