O Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceira com a Fundação Oriente e com o Instituto Confúcio, organiza, a 5 de novembro, um encontro literário dedicado às Literaturas de Macau Pós-1999.
O evento insere-se no âmbito das actividades da equipa de investigação Orientalismo Português, do Grupo Locus, do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
No encontro, escritores e críticos reúnem-se para apreciar a literatura macaense e toda a sua envolvência, “ao mesmo tempo que farão leituras evocativas dos imaginários dessas literaturas de Macau e seus autores, de língua portuguesa, inglesa e chinesa”, revela a Fundação Oriente. São eles Ana Paula Laborinho, Ariadne Nunes, Duarte D. Braga, Fernanda Gil Costa e Marta Pacheco Pinto. Quanto às leituras, “serão entrecortadas com a leitura de poemas e fragmentos de prosa representativos das diversas literaturas de Macau”, acrescenta.
O evento realiza-se já a 5 de novembro, entre as 14h30 e as 19h na Fundação Oriente. A entrada é livre, embora sujeita à inscrição. As inscrições estão a decorrer em http://www.museudooriente.pt/3640/literaturas-de-macau-pos-1999.htm#.Xa2AVOhKjIU.
Programa:
14:30 – 14:40 Abertura
14:40 – 16:30 Macau: visões que nos habitam
moderadora/oradora: ANA PAULA LABORINHO
CARLOS MORAIS JOSÉ, “Macau depois de 1999”
FERNANDA DIAS, “Recontar Ling Ling. Memória descritiva de cartazes perdidos”
16:30 – 17:00 coffee break
17:00 – 18:40 Macau: entre crítica e criação
moderadora/oradora: FERNANDA GIL COSTA
GUSTAVO INFANTE, “Literatura de Macau de expressão portuguesa: localizar, mapear e escrever”
JORGE ARRIMAR, “O primeiro encontro de poetas de Macau. Ecos e silêncios”
ROSA VIEIRA DE ALMEIDA, “Literatura do período de transição e o espectro da ‘extinção’ como marca do nativo”
18:50 – 19:00 Encerramento