A Gala Portugal-China realiza-se esta quarta-feira, 13 de novembro, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, em Lisboa. Este ano, sob o tema “A Belt & Road e o Novo Ciclo das Relações Bilaterais”.
Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) é a entidade organizadora deste tradicional evento. Uma iniciativa que pretende distinguir diferentes entidades e personalidades por mérito ativo na envolvente relação bilateral entre Portugal e a China.
A gala surgiu “pela ocasião do 35º Aniversário do CCICL em 2013, com a realização de um evento de sucesso com a presença do então Vice Primeiro-Ministro, Paulo Portas, e um conjunto significativo de empresas de destaque do panorama económico português”, revelou a CCILC numa entrevista ao Ni Hao Portugal.
Nesse ano, celebrava-se igualmente o primeiro grande investimento de uma empresa chinesa em Portugal, por parte da China Three Gorges, que comprou 21,35% da empresa portuguesa EDP. Também por esse motivo, a CCILC achou que fazia todo o sentido organizar um “evento anual bilateral que distinguisse as empresas chinesas e portuguesas que mais contribuíram para o aprofundamento das relações económicas e comerciais entre os dois países”.
Para esta edição, a CCILC aguarda ainda a resposta de alguns dos convidados, nomeadamente o Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos. Confirmados estão, o Embaixador da República Popular da China em Portugal, Cai Run, e o Embaixador de Portugal na República Popular da China, José Augusto Duarte.
No programa , consta uma conferência, um jantar de gala e a atribuição de prémios de mérito empresarial.
Na conferência, haverá uma mesa redonda com o objectivo de falar sobre o tema – Investimento 2.0: A Belt & Road e a Fase das Infraestruturas. Para tal, no papel de moderador estará Afonso Camões, Administrador da Global Media Group, e os oradores convidados são: Fang Bian, Presidente Executivo do Bison Bank, Luís Alves, Director do Centro de Excelência da China Oil and Food Corporation, Filipe Costa, Presidente da Comissão Executiva da AICEP Global Parques, e Amilcar Monteiro, Administrador Delegado da Infraestruturas de Portugal.
A dois dias do evento, a CCICL adianta que já formalizaram a inscrição mais de 300 participantes, entre os quais convidados institucionais, líderes e executivos de topo e representantes da comunidade empresarial chinesa, além de uma larga adesão de empresas.
Um “networking excecional, tanto a nível institucional como empresarial, e potencial identificação de oportunidades de cooperação e negócio. Na gala, serão distinguidas algumas entidades/pessoas que ao longo do (s) último (s) ano (s) mais têm contribuído para a ligação luso-chinesa”.
Assim sendo, “estão reunidas todas as condições para a realização de mais uma noite memorável de celebração, networking e identificação de oportunidades, na qual são esperados convidados institucionais, líderes e executivos de topo, num total de 400 participantes”, revela a organização.