Portugal financia investigação ligada a relações com Macau

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior mostra-se satisfeito com a proposta do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Centro Científico e Cultural de Macau.

A Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT) vai financiar até 10 bolsas de doutoramento por ano para estudantes de universidades portuguesas com o objectivo de desenvolver trabalhos em colaboração com o Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM).

O protocolo de cooperação assinado entre as duas instituições prevê que dois investigadores com doutoramento trabalhem a partir do CCCM, revelou o Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

“Este centro é único e a ideia deste plano é manter a narrativa inicial, sobretudo assente em três principais atividades. Por um lado, a investigação e informação, por outro lado a museologia tendo como base um arquivo único que foi doado a Portugal através deste centro, e o terceiro pilar, do Centro de Documentação e Arquivo”, afirmou Manuel Heitor durante a apresentação da proposta para o Plano de Desenvolvimento Estratégico do CCCM 2020-2030, que contou com uma intervenção do Embaixador da China em Portugal, Cai Run. 

Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, este “é um processo de lançamento para que não haja qualquer dúvida sobre a possibilidade de contribuições, o debate livre e aberto sobre uma ideia de evoluir este centro para a próxima década”, explicou na sua intervenção”. 

Manuel Heitor adiantou ainda que o plano proposto projecta o centro “no mundo, valorizando o posicionamento que Portugal quer ter como um país aberto”.

Segundo a plataforma MacauHub, “o governante sublinhou que o financiamento deverá atingir um total de 3,5 milhões de euros (US$4,1 milhões) no espaço de cinco anos, para valorizar o estudo do papel importante que Portugal e Macau têm tido na relação entre a Europa e a Ásia”.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos