ANRS comemora 4º aniversário

Devido à pandemia provocada pela Covid-19, este ano a associação não organizou o tradicional Jantar-Conferência. 
Fernanda Ilhéu

A Associação de Amigos da Nova Rota da Seda celebrou no  passado dia 21 de dezembro, o  4º aniversário da ANR. Lamentavelmente, devido ao Covid-19, a associação decidiu não organizar o tradicional Jantar-Conferência, “para darmos um abraço e erguermos a nossa taça para festejarmos”, disse a presidente da ANRS, Fernanda Ilhéu. 

Num comunicado enviado ao Ni Hao Portugal e a todos os amigos da associação, Fernanda Ilhéu começou por dizer que durante estes quatro anos, “a ANRS conseguiu com a ajuda de todos percorrer um longo percurso e alcançar o objetivo de divulgarmos a importância da Iniciativa Faixa e Rota e a Rota da Seda Marítima do Século XXI nas relações de cooperação Portugal-China em vários domínios”.

Logo em 2017, os diferentes grupos de trabalho realizaram um relatório identificando sugestões para a Cooperação Portugal-China em várias áreas de actividade, fazendo chegar às autoridades portuguesas e chinesas. “Acreditamos que esse trabalho poderá ter contribuído com alguma reflexão para o MOU que foi assinado entre Portugal e a China durante a visita do Presidente Xi Jinping a Portugal em dezembro 2018, sobre a cooperação de Portugal e China no enquadramento da Iniciativa Faixa Económica  da Rota da Seda e a Rota Marítima do Século XXI”. 

Fernanda Ilhéu
Fernanda Ilhéu, presidente da ANRS

“Durante estes 4 anos co-editamos 2 livros, organizamos,  co organizamos e participamos em conferências, seminários e workshops, organizamos jantares-conferências, jantares de confraternização, tivemos um contacto próximo com a imprensa, com a rádio e a TV que em Portugal, na RAEM e na China, entrevistaram os nossos associados,  participamos em feiras de comércio nacionais e internacionais em Macau e China, organizamos uma visita de estudo à antiga rota da seda chinesa, vários associados da ANRS frequentaram cursos de formação sobre o tema da Faixa e Rota ou participaram em think tanks na China  a convite das autoridades da China Continental ou RAEM  ou por sugestão da Direcção Geral das Actividades Económicas do Ministério da Economia em Portugal. Conseguimos estabelecer pontes e bons relacionamentos com diversos ministérios em Portugal como o dos Negócios Estrangeiros, Mar, Economia, Ensino Superior, tivemos a honra de poder contar com  a presença dos seus ministros e secretários de estado nas conferências e jantares que organizamos, assim como mantivemos um excelente relacionamento com a Embaixada da China, sendo que quer o Senhor Embaixador quer outros diplomatas chineses nos acompanharam nos nossos eventos e apoiaram as nossas actividades”.

Fernanda Ilhéu terminou o comunicado por agradecer a todos, já que “toda esta actividade só foi possível devido ao empenho e apoio de todos os associados e temos que referir com particular agradecimento os nossos sócios honorários, Morais Leitão Associados, Fundação Casa de Macau, BTOC, Porto de Sines, e o Prof. Pires Caiado […] As nossas parcerias, resultantes de Protocolos assinados ou de uma cooperação efetiva têm-se também revelado determinantes no nosso trabalho, não posso deixar de enviar uma saudação especial e os nossos agradecimentos ao Instituto Internacional de Macau, à Fundação Jorge Álvares, ao ISEG, ao CEsA, à AJEPC, ao IPIM em Macau, à Universidade Lusófona do Porto ao Centro Cientifico e Cultural de Macau, aos Institutos Confúcio de Lisboa e Aveiro  à Liga da Multisecular Amizade Portugal-China, à Liga dos Chineses em Portugal e à Associação Comerciantes Industriais Luso-Chinesa, presidida pelo também nosso Presidente da Assembleia Geral, Sr. Choi Man Hin, a quem também enviamos uma saudação especial”, concluiu. 

  

 

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos