Apesar da pandemia, comunidade chinesa celebrou o Ano Novo Chinês 

Por causa das restrições, os chineses em Portugal não puderam celebrar a entrada no novo ano chinês.

Para muitos chineses  a residir em Portugal, o novo ano foi celebrado longe  de toda a família, uma realidade que muitos nunca esperaram vivenciar.

O Ano Novo Chinês é a festa da família, com a gastronomia a marcar a celebração, cada prato tem uma história, que ajuda a diminuir a distância e a celebrar esta data tão festiva e importante para a comunidade chinesa já que é uma ocasião única para os chineses regressarem à terra para rever família e amigos. Este ano, devido à pandemia por Covid-19 e às restrições, os festejos foram mais discretos,

Ainda assim, as celebrações não faltaram e, mesmo longe das suas cidades natais, a  comunidade chinesa residente em Portugal celebrou o ano novo chinês, mesmo estando confinados nas suas habitações.

Já no que toca aos negócios, o panorama não é animador para muitos empresários chineses, que embora tenham reaberto os seus estabelecimentos durante algum tempo, com o novo confinamento decretado em  Portugal e a degradação da economia, estão a encerrar definitivamente os seus negócios.

Apesar das lojas chinesas estarem a sofrer um verdadeiro pesadelo, é no sector da  restauração que as dificuldades se agravam, devido às despesas a ele associados,  nomeadamente no pagamento de rendas e de funcionários.

Neste momento, há chineses a abandonar Portugal devido às consequências  que a pandemia provocada pela Covid-19 lhes trouxe.

Tradicionalmente, para milhões de trabalhadores chineses as férias do Ano Novo Lunar são a única oportunidade que têm para regressar às respectivas terras natais.

Este fluxo, conhecido como a maior migração temporária de pessoas, voltou a diminuir por causa da covid-19. As habituais três mil milhões de viagens desta época devem ficar-se por 1,15 milhões segundo os cálculos do Ministério dos Transportes.

Partilhar artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Relacionados

Agenda

No event found!
Outros Artigos