Rússia, Índia ou China são países que tornam a experiência de intercâmbio de estudantes mais enriquecedora, já que estes países, além de possuírem culturas totalmente díspares das europeias, que nos fazem sair da zona de conforto, constituem o futuro do desenvolvimento mundial.
Assim, de forma a incentivar e contribuir para o conhecimento mútuo dos jovens dos dois países e para o intercâmbio nas áreas de educação, cultura e ciência, a China Three Gorges criou em 2016, a Bolsa CTG em Portugal.
Destinada a financiar os alunos universitários portugueses a irem à China tirar cursos de mestrado nas áreas de Língua e Cultura Chinesas, Arte, História, Arqueologia, Economia, Gestão, Engenharia e Arquitetura, esta Bolsa CTG tem protocolos assinados com as Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto, Aveiro, Algarve e Minho, com a Universidade Nova de Lisboa e com a Universidade Católica Portuguesa.
A candidatura para o presente ano (2019/20), é aberta a qualquer aluno graduado destas universidades, está a decorrer desde dia 5 de Março até dia 30 de Abril. E a cada candidato seleccionado é atribuído um valor total de 25.000€, divididos em prestações mensais válidas por 24 meses.
Desde o seu início, a Bolsa já foi atribuída a 11 alunos portugueses.