A universidade chinesa Quinghua, uma das instituições de ensino mais prestigiadas da China vai, a partir de Setembro, ter o português como disciplina. Junta-se, assim, às outras 33 universidades que já ensinam esta língua.
Em comunicado de imprensa, a faculdade fez saber que vai, a partir do novo ano lectivo, ter a língua portuguesa como disciplina opcional em todas as licenciaturas.
A medida ilustra a “crescente importância dos países lusófonos para o comércio e diplomacia chineses. Nos últimos anos, as relações entre Portugal e China tornaram-se mais fortes, com o país asiático a comprar participações em grandes empresas das áreas da energia, seguros, saúde e banca, enquanto que milhares de particulares chineses compraram casa em Portugal”, acrescenta.
Considerada como “uma das mais prestigiadas universidades chinesas”, a universidade situa-se a norte de Pequim e já formou “muitos dos líderes do país, incluindo o atual Presidente Chinês, Xi Jinping, e o antecessor, Hu Jintao”.
Actualmente, a universidade chinesa tem cerca de 25 mil estudantes e a licenciatura em engenharia é a mais procurada.
Para o próximo ano lectivo, 34 universidades chinesas vão ter o português como disciplina opcional. Destas, 25 oferecem, para além da disciplina opcional, licenciaturas em português.
Estima-se que até ao momento, mais de 1500 alunos chineses já frequentaram cursos de português na China.