Bruno Saavreda leva exposição “Made in China” até Macau

Exposição fotográfica retrata o período em que o fotógrafo viveu em Macau. 
Bruno Saavreda

De 2 a 11 de setembro, a Galeria de Arte da Fundação Rui Cunha, em Macau, acolhe a exposição de fotografia contemporânea “Made in China”, de Bruno Saavreda. 

Serão 19 as obras que o luso-brasileiro vai apresentar. A exposição retrata uma visão diferente da comunidade chinesa residente em Portugal. “Não estamos na China ou em qualquer outro país da Ásia. Estamos em Lisboa, mais precisamente no bairro do Intendente. Este projeto propõe-se a retratar uma visão diferente e subtil da comunidade chinesa”, afirma Bruno Saavreda. 

Foi com essa filosofia que o fotografo foi à procura de detalhes e imagens que, de alguma forma, fizessem conhecer a história das suas vidas e o modo como estes vivem nas freguesias cosmopolitas de Lisboa.

Durante quatro meses, o fotografo revela que ouviu “verdadeiros contos chineses de pessoas que vivem clandestinamente e que trabalham 16 horas por dia para conseguir juntar algum dinheiro com o sonho de regressar à sua terra natal”. Para isso, o artista visitou casas, restaurantes, centros de estética, cabeleireiros, centros de massagens, escolas, lojas, supermercados, templos, igrejas e até médicos. 

Bruno Saavreda viveu três anos em Macau. Durante esse tempo, Saavreda trabalhou em diversas actividades artísticas de animação na Casa de Portugal. Foi aí que começou a despertar o gosto pela fotografia, após iniciar um estudo sobre fotografia.

 

Regressar a Macau “será uma enorme alegria” para mostrar o seu trabalho fotográfico. A escolha da Galeria de Arte da Fundação Rui Canha foi o lugar escolhido, por ser “um espaço muito acolhedor e emblemático”. Quando voltar a Portugal, em setembro, o artista voltará a expor o seu trabalho. Desta vez, em Almada, no espaço Solar dos Zagallos. 

Nos últimos anos, o fotografo tem apresentado as suas obras em vários espaços culturais portugueses e, mais recentemente, viu o seu trabalho a ser exposto em Sydney, na Aústralia, na Wentworth Galleries. 

Para este ano, a principal novidade do seu projecto é que está pré-selecionado para se apresentar no Festival de Fotografia Paraty 2019 no Rio de Janeiro, no Brasil. 

Para mais informações sobre a exposição e sobre o fotografo, aceda a http://www.observatoriodachina.org/images/Press_Release_MADE_IN_CHINA_Bruno_Saavedra.pdf

 

Partilhar artigo

Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos