Xinyan Wang é um jovem talento chinês que se tem destacado nos últimos anos, com a participação em vários concursos nacionais. Agora, vem a Portugal mostrar o seu talento inato, com a realização de dois concertos a solo. A estreia está agendada para o próximo dia 24 de setembro, pelas 21.horas, no Palácio Nacional de Queluz e o segundo espectáculo para 19 de novembro.
Foi logo nos primeiros anos de vida que o jovem se começou a interessar pela música. Com 10 anos, iniciou o seu percurso musical no Conservatório de Sichuan, na China e, logo no ano a seguir, venceu a competição nacional de XingHaiBei, na China. Em 2008, foi -lhe atribuída a Bolsa de Talentos da Juventude da Yamaha. No ano seguinte, venceu o primeiro prémio na 73ª competição nacional de Steinway. Aos 16 anos decidiu sair da China para continuar os estudos musicais. A Academia de Música Ign Jana Paderewski, em Poznan, na Polónia foi a instituição e o país escolhido.
No ano passado, Xinyan Wang participou, pela segunda vez, no Concurso Internacional de Piano de Leeds, onde viria a ocupar o pódio, com o lugar de prata. Nesse concurso, foi lhe também atribuído o prémio Medici.tv Best Audience Prize. Como prémio do resultado obtido, a 11 de dezembro de 2019, o pianista terá a oportunidade de ver um espetáculo seu a ser transmitido, em direto, no famoso Wigmore Hall.
O programa do espectáculo para o dia 24 de setembro encontra-se em https://festivaldesintra.pt/pt/xinyuan-wang.
Vídeos da actuação do pianista:
https://www.youtube.com/watch?v=7vZ1dimQGpk
https://www.youtube.com/watch?v=CX5EZfmpJhA